Uma boa ilustração pode ajudar muito para dar às pessoas uma maior compreensão sobre o que está sendo falado.

 

ILUSTRANDO PARA ENSINAR

Por diversas vezes vemos na Bíblia algumas histórias contadas por Jesus, usadas como ilustrações
para tornar mais claros certos conceitos, verdades e ensinos que ele desejava passar para seus discípulos e a todos aqueles que o seguiam.
Uma das mais contundentes que podemos ler está relatada em Lucas 12:16-21.

Jesus ilustra a vida de um homem que ficou muito rico, tinha muitos bens, por isso passou a construir celeiros maiores do que os que já tinha, onde pudesse armazenar tudo que conquistou, passando então a descansar e usufruir de toda sua opulência, não precisando de mais nada para viver bem do que desfrutar de tudo que possuía.
Entretanto, enquanto planejava isso Deus mandou a ele um alerta de que aquele era seu último dia, não havendo mais tempo para que seu plano tivesse sucesso.
E termina afirmando que assim é a vida daquele que não coloca Deus na equação de suas atitudes.

 

EMPREENDENDO PARA PROGREDIR

Todos nós construímos coisas em nossas vidas, acumulando sempre algum tipo de riqueza, nas quais colocamos nosso coração e empenho.
Quando falamos de riqueza, não precisamos imaginar apenas dinheiro e propriedades.
Isso tem o seu lugar e muitos tem a habilidade e o coração dedicado a acumular dinheiro e propriedades, colocando nisso muita energia e dedicação.
Outros colocam seu empenho em se dedicar a algum trabalho ou atividade com a qual tenham prazer, se sintam completos, achando que estão cumprindo o propósito de suas vidas.

O desenvolvimento intelectual, desenvolvimento da inteligência, estudo da ciência, compreensão da mente humana, gosto pela leitura, são também dignas do empenho e prioridade de muita gente, que a isso dedica suas vidas completamente.
Todas essas coisas são riquezas que as pessoas acumulam durante suas vidas, fazem parte do desejo de relevância e de se sentir ativo e útil.

O ensino que Jesus nos mostra nesse texto é que se não colocamos Deus no contexto de nossas conquistas, tudo fica sem valor, sem objetivo e sem destino certo.
A pergunta de Deus “…para quem será?…” ilustra isso.
Ele afirma também que viver dessa forma é uma insanidade, uma loucura, atitude de quem não está com boa saúde em sua mente.

 

NÃO ESTOU TÃO MAL ASSIM

Há pessoas que acham que devem viver suas vidas com tranquilidade, buscando seus objetivos, sem se preocupar com qualquer outra a coisa, pois suas vidas estão “andando bem”.
Uma vez convidei uma pessoa para que fosse à igreja, com a intenção de que ela ouvisse a mensagem de salvação, podendo também presenciar as pessoas adorando a Jesus.
Ela ficou surpresa com o convite e me disse que “não estava tão mal assim, para ter que ir à igreja”.
Há então o pensamento de que a igreja, Jesus e Deus devem ser procurados apenas se a vida chegar ao fundo do poço.
Claro que também é para aqueles para os quais a vida parece que acabou, mas não apenas para esses.
A vida dando lugar para Deus e Jesus é para todas as pessoas, que encontrarão assim significado e importância para suas vidas aqui no mundo e na eternidade, como essa parábola nos faz entender.

 

SUA VIDA É IMPORTANTE

O que Jesus nos mostrou com essa ilustração é que sem Deus qualquer pessoa está realmente muito mal, por mais que não pareça ou não se sinta assim.
Sua vida é muito mais importante do que o que você faz, do que a riqueza que você acumula.
Deixe que Deus, através de sua palavra que é Jesus, conduza sua vida e te oriente em todos os seus caminhos.
Entregue a Ele sua vida, para que você tenha valor, objetivo e destino certo.

27/06/2018

Algumas mensagens podem mudar sua vida. Outras podem mudar sua eternidade.