Uma característica que as crianças tem em suas brincadeiras é a de representar algum personagem que seja marcante para elas.
Vemos crianças brincando e imitando várias coisas.
Algumas imitam cozinheiras, outras imitam artistas, outras fazem de conta que são seus super-heróis preferidos, como viram nos filmes, etc.
Algumas vezes imaginam que a vida seja um grande teatro onde estão representando um papel para avaliação de algum super diretor.
O fato é que na vida real estamos atuando naquilo que é o nosso papel.
Cada um de nós tem dons e talentos e durante a vida desenvolvemos essas habilidades, visando algum propósito, que no mínimo é ganhar o próprio sustento.
Muitos, talvez a maioria, trabalham em atividades que não é exatamente divertida para eles, mas precisam garantir seu ganha-pão e se submetem a isso, às vezes por anos a fio, quando não por toda sua existência.
De certa forma essas pessoas representam um papel, pois muitas não queriam fazer o que estão fazendo.
O ser humano tem essa capacidade de fazer as outras crerem que está tudo bem, quando na realidade não está muito bem.
No capítulo 12 de Romanos encontramos direção no sentido de fazermos uma renovação de nossa mente.
“O amor seja não fingido…” Rm. 12:9 ARC
E a primeira se refere a “não fingir amor”.
O texto por si próprio parte do princípio que é possível fingir e de que as pessoas fingem, por isso exorta a que não se faça assim.
Não somos atores, com algumas exceções profissionais, nem estamos representando um papel.
Estamos vivendo a vida real em que nossas atitudes tem repercussão em nós mesmos e nas outras pessoas, além trazer implicações ao nosso futuro eterno.
Uma das coisas mais importantes em nosso relacionamento com as pessoas é a possibilidade de sermos genuínos e autênticos, tendo abertura para dar e receber opiniões respeitosas e construtivas, nem sempre concordando, mas, sem vingança, auxiliando-nos mutuamente no crescimento como indivíduos.
O segundo maior mandamento da Bíblia, expresso por Jesus pessoalmente, é amar ao próximo como a si mesmo. Veja Mateus 22:39.
Jesus já parte do princípio que todas as pessoas amam a si próprias, e muito. Mesmo as pessoas deprimidas e desesperadas, se encontram assim, porque algo não deu certo como elas esperavam e ficaram feridas em seu amor próprio.
A questão então é que é possível aos seres humanos fingir qualquer coisa, inclusive que amam as outras pessoas.
E a exortação e mandamento que recebemos no texto de Romanos é para que, apesar de ser possível, apesar de sabermos como fazer, apesar de que as pessoas possam realmente acreditar, que não façamos assim.
A vida não é um teatro, portanto deixe a palavra de Deus renovar sua mente.
25.AGO.2018